segunda-feira, 2 de março de 2009

Fazendo o meu melhor!

Outro dia estava ajudando meu filho com sua lição de casa. Ele é um menino muito inteligente, possui um dom que muitos adultos não tem, que é o de ser pontual; dizer em poucas palavras tudo o que precisa ser dito e não se perder em floreios e detalhes (nisso, tão diferente de sua mãe! rs). Para ele, o que é, é. Não precisa de um montão de palavras para ser explicado.
Com ele, pessoa muito verbal que sou, aprendo que existem milhões de nuances que vocabulário nenhum explica ou define. Com ele aprendo que não preciso teimar em dizer coisas em voz alta para que se tornem verdade, elas já são verdade mesmo que não sejam ditas.

Mas, a vida escolar, que depende de notas, avaliações, pontos negativos e bilhetes para as mães, tudo para que TODOS desenvolvam a forma mais parecida possível de se expressar, exige mais palavras dele.
Então, tive que encontrar uma forma de convencê-lo de que muitas vezes é necessário mais do que uma linha para explicar nossa opinião.
Ao longo dos anos, sempre tive muita dificuldade em encontrar um argumento que o convencesse, já que para ele é tão óbvio que 'o que é, é, e não precisa de mais palavras para ser'.
Foi então que encontrei um argumento que pareceu deixá-lo sem resposta. Desarmá-lo em sua convicção.
"O que você fez está bom. Realmente responde o que foi pedido. Se o que queremos é 'ter nota para passar', com certeza você terá 'nota azul'. Mas, tenho certeza de que esse não é o seu melhor."
"Você pode fazer melhor!"

Que frase poderosa!
"VOCÊ PODE FAZER MELHOR!"
Qual professora nunca usou essa frase? No entato, há tanta verdade nela...
Refleti muito sobre o 'fazer o melhor possível'. Nesses tempos de tormenta, onde o chão parece sair do lugar e te deixa querendo saber 'que raios eu vim fazer nesse mundo???', essa frase faz todo o sentido.
Misturando essa frase com a sabedoria inata do meu filho, acho que entendo um pouco melhor. Não temos como saber com palavras exatas o que viemos fazer nesse mundo. Não sabemos direito de onde viemos e para onde vamos. Mesmo porque, muitas vezes a vida parece te levar, muito mais do que você leva a vida. Mas, se temos realmente que colocar em palavras, o que mais vale é essa frase curta e cheia de sabedoria.
Viemos aqui para fazer o nosso melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário